quarta-feira, 5 de março de 2008

Viver e as Células

Gosto muito do Jogo de palavras cruzadas. Faço-os desde a idade de quinze anos, mais ou menos. Comecei observando outros resolvendo-os. Ai, comecei a praticar nos jornais e nas revistas. Sempre usando lápis grafite, que depois eu apagava e recomeçava tudo de novo.

Com o tempo eu peguei gosto e não larguei mais. Atualmente eu compro as revistas e uso lápis esferográfico – um preto e outro vermelho. O lápis vermelho eu utilizo para as palavras que eu não sei ou não conheço, como no enigma: significado de “meno” em “menopausa” =mês. (por exemplo) Ai anoto tudo num caderno que depois transcrevo datilografado para outro que uso como banco de dados.

Ano passado aconteceu o campenato mundial de jogos de passatempo, ou o WPC - World Puzzle Championship, em outubro e foi no Rio de Janeiro, patrocinado pela Ediouro, com provas individuais e em grupo. Os três primeiros lugares, por equipe foram Estados Unidos, Japão e França o Brasil ficou com o 15º lugar. Individualmente foi o húngaro Pal Madarassy. Leonardo Facci, paranaense, conquistou o 56º lugar.

Assim, vou sobrevivendo e esperando chegar aos oitenta anos de idade, ou quem sabe mais além, com a memória ativa. Sei, no entanto, que outros assim não podem fazer, por conta da memória perdida ou deteriorada. Os neuronios e as células-tronco estão em discussão no Supremo Tribunal e são esperanças para muitos.

Nenhum comentário: